Retorno Atividades Físicas x COVID-19

Muita gente perguntando sobre retorno das atividades físicas diante do momento atual da pandemia.


Primeiro devemos respeitar os decretos (governamental e estadual) e entender que estamos em isolamento social e o risco de infecção ainda existe, por isso devemos ter cuidados individuais e coletivos.

É indiscutível a importância do esporte e atividade física na saúde física e mental e isso deve ser estimulado, porém temos que ter cautela.

Prioridade para realizar atividades em casa. Caso opte pelas atividades físicas, procure ir sozinho, em horários e trajetos onde o fluxo de pessoas seja menor que o habitual.

Em caso de atividades acompanhado, respeitar o distanciamento (lado a lado, entre 1.0 e 1.5 metros e diante/atrás, 4 metros). Correr em grupo não é permitido. Alongar e aquecer sempre sozinho e fotos de grupos (muito comum para postagens em redes sociais, famosos “selfies”) não são recomendados. Lembrar sempre das medidas de higiene (uso do álcool, sabão e substâncias desinfetantes) em relação as superfícies onde for realizar atividades (colchonetes, por exemplo). Cuidado com áreas de uso comum em prédios e condomínios (elevador, recepção) e superfícies de contato (botão de elevador, corrimão de escadas). Uso de equipamentos em praças públicas estão proibidos, assim como cumprimentos de contato entre os praticantes.

O uso da garrafa de hidratação é individual e é proibido ser compartilhado com outra pessoa. É indispensável a aplicação do álcool a 70% para desinfecção das mesmas.

Foto:Máscara de Proteção Tripla Camada Reutilizável OP95C19 - Orthopauher

Máscaras são obrigatórias independente da atividade em ação devido decreto governamental. Não existe máscara ideal. Procure máscaras confortáveis, com duas camadas (no mínimo). As mesmas devem ser trocadas toda vez que estiveram umedecidas ou molhadas, pois perdem poder de filtração.

Máscaras de uso hospitalar não devem ser usadas, inclusive as de procedimentos. O rendimento pode ser afetado devido inevitável desconforto do uso das mesmas, porém não há riscos de prejuízo a saúde. As mais indicadas são as de tecidos mais leves e anatômicas (poliéster e OP95C19, por exemplo).

E quando chegar em casa, não esqueça dos cuidados na hora de retirar roupas, máscara e equipamentos utilizados durante o exercício.

Os considerados como grupo de risco e os que estão apresentando qualquer sintomas respiratórios (coriza, febre, tosse ou dificuldade para respirar) não devem praticar atividades físicas.

Aqueles que adquiriram anticorpos para COVID-19 e encontram-se assintomáticos, devem retornar as atividades físicas de forma gradual mas antes realizar uma avaliação clínica (cardiológica e pulmonar) devido riscos de possíveis sequelas e realizar avaliação com seu médico do esporte.


Dr. Flávio Freire CRM 6944 /6624 Médico do Esporte

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício

Diretor Científico da Sociedade Paraense de Medicina Esportiva

#atividadefísica#Covid19 #Belém_in_Forma #atividadeemcasa #movimente #práticadeesportes #esporteCovid19 #saúde #saúdefísica #saúdemental #DiaMundialdaAtividadeFísica #usemáscara #respiraçao #suor #corrida #ciclismo #BelémPa #Dr.FávioFreire #MédicodoEsporte #Medicinadoesporte #CAEEX #EsporteeExercício #alongamento #higenizaçao #práticadeesportenarua #caminhada #fiquememcasa #família #cuidadoscomasaúde

21 visualizações
Fale conosco:

Para falar conosco pelo Whatsapp click aqui!

Socialize conosco:
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Endereço: Trav. Dr. Enéas Pinheiro nº301A-Altos

Belém-Pá, cep.: 66083-156