Prática do yôga e pilates ajuda a retomar as atividades físicas

Sesc no Pará proporciona academia online com Programa Bem Estar

Um dos sistemas do corpo humano mais afetados pelo novo coronavírus é o sistema respiratório, que sofre danos graves e, muitas vezes, o paciente precisa de suporte respiratório para enfrentar a doença, especialmente quando se trata de idosos e indivíduos com comorbidades, os quais estão propensos a ter problemas como dispnéia, hipoxemia, insuficiência respiratória, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.


Realizar uma atividade física pelo menos três vezes na semana traz vários benefícios à saúde, como a melhora do condicionamento físico geral, flexibilidade, elevação da autoestima, melhora da coordenação motora, saúde mental, bom humor, reduz o percentual de gordura corporal e risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e outros. Autores como Goya colocam como alternativa para se manter íntegra a função muscular respiratória a realização de exercícios físicos. Os métodos pilates e yôga mostram-se capazes de proporcionar alterações nos músculos envolvidos na respiração, e consequentemente, mudanças na força muscular respiratória, melhorando a função pulmonar, principalmente dos pacientes recuperados.


Dessa forma, o pilates e o yôga surgem como formas de atividades que irão proporcionar bem-estar ao indivíduo. As duas modalidades são métodos antigos criados inicialmente com um propósito além das atividades físicas. Uma das diferenças entre eles é que o yôga foi criado para integrar corpo e mente num físico sadio, e o método Pilates para tornar seu corpo antes frágil e sem força em um corpo mais saudável e resistente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a prática pode ser uma ferramenta poderosa para lidar com o estresse da incerteza e do isolamento, bem como para manter o bem-estar físico, e a Organização Mundial da Saúde (OMS), menciona o yôga como um meio para melhorar a saúde em seu Plano de Ação Global sobre Atividade Física 2018-2030.

O yôga é uma antiga prática física, mental e espiritual que se originou na Índia. A palavra deriva do sânscrito e significa “unir-se”, simbolizando a união do corpo e da consciência. Hoje, é praticada de várias formas em todo o mundo e continua a crescer em popularidade.

O método pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates no início do século XX. Denominada inicialmente “Contrologia", somente após a morte de seu criador a técnica recebeu o nome de Pilates. Ela consiste no controle consciente de todos os movimentos do corpo, com a utilização e aplicação adequada dos princípios das forças que nele atuam. Joseph H. Pilates nasceu na Alemanha em 1880, e teve sua infância marcada por um estado de saúde delicado; dentre outras enfermidades, ele sofria de asma, raquitismo e febre reumática.


Benefícios:




PILATES SOLO:

- Melhora a consciência corporal

- Melhora a postura

- Melhora a flexibilidade

- Melhora o equilíbrio

- Melhora a Coordenação Motora


YÔGA:

- Equilíbrio do corpo e da mente

- Redução do estresse e da ansiedade

- Melhora da concentração e respiração

- Execução dos ásanas com fortalecimento muscular

- Melhora a qualidade de sono



Programa Sesc Bem Estar

A unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará possui o programa Sesc Bem Estar, que oferece aulas de academia online, com várias modalidades de ginástica e dança realizadas de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite. Dentre as modalidades oferecidas estão as aulas de pilates e yôga. As aulas são realizadas ao “vivo”, através da plataforma Zoom, com duração de trinta e cinco minutos para cada aula.


O link para as aulas é pessoal e intransferível. A grade das aulas pode sofrer alterações a cada mês, diversificando e variando o conteúdo, mas mantendo os horários. São os professores do Sesc que planejam e organizam as aulas, além de interagir com os alunos pelo “chat”.

Para entender como muitas pessoas estão optando por atividades físicas online e como isso está ajudando-as a cuidar da saúde, a Belém In Forma entrevistou alguns alunos do programa Sesc Bem Estar, que já praticam o pilates e o yôga, e eles responderam à seguinte pergunta: Como a prática do yôga e pilates pode ajudar na retomada das atividades físicas? Confira abaixo os depoimentos de alunas.


“Meu nome é Nayara Ferraz, tenho 36 anos, sou jornalista e acadêmica de Administração. Participo do programa Sesc Bem Estar há quase um mês, praticando as aulas de pilates com a professora Janaína Melo, e, apesar de não conseguir participar todos os dias (meu dia-a-dia têm sido muito corrido), estou amando a oportunidade de ter aulas desse esporte de forma online!

Nunca havia praticado nenhuma modalidade de pilates anteriormente, nem mesmo de forma presencial, e conheci o programa através da Veruscka Brizart, que é minha vizinha, e me chamou para participar das aulas gratuitas que aconteceram no dia 27 de outubro, em homenagem ao Outubro Rosa. Assim, aderi ao programa no início de novembro e desde então, sempre que posso, prático as aulas de pilates e também de funcional, ambas ministradas pela professora Janaína. Posso dizer que o pilates está me ajudando muito a ter mais disposição para as tarefas diárias e também na superação das dores constantes na parte superior das costas, pescoço e cabeça, que tenho tido há vários meses. Como sou portadora de escoliose, sinto que, nos dias em que pratico as aulas, minha postura melhora, as dores diminuem e até durmo melhor, além de queimar muitas calorias pois a aula da professora é intensa! Dessa forma, consigo cuidar da saúde sem sair de casa, e ainda praticar as atividades rotineiras de forma mais enérgica. Agradeço ao Sesc pela criação do programa e por disponibilizar ao público externo.”

“Sou Veruscka Brizart, 43 anos, Administradora em Marketing e Fotógrafa, já praticava há muito tempo academia e pilates no Sesc, devido aos problemas de saúde como na coluna, cervical e má circulação nas pernas e nos pés. Com a prática das atividades físicas deixei de ser sedentária e iniciei uma forma de vida mais saudável. Fui evoluindo a cada dia e aprendendo a disciplina necessária e o comprometimento para que não parasse de praticar as atividades, pois estavam fazendo muito bem para minha saúde. Com a pandemia, veio o lockdown e como as atividades em geral pararam, fiquei muito triste por não ter mais como fazer as atividades presenciais e começou a surgir o mal-estar e as dores no corpo pela falta das atividades. Acompanhando as redes sociais do Sesc, logo que lançaram o Programa Sesc Saúde Bem Estar, verifiquei que estavam com aulas online que poderiam me ajudar neste momento. As atividades com as quais me identifiquei no programa foram pilates e yôga. Estou amando as aulas da Professora Janaína Melo, a cada dia sinto uma evolução, um aprendizado. Percebi que uma prática complementa a outra (as duas modalidades trazem ganhos, como aumento de força e de consciência corporal, melhora da postura e ajuda a respiramos de forma correta). Não consigo me ver mas sem a yôga, realizando a prática me sinto equilibrada em todos os sentidos, me sinto feliz, com muita paz interior além de conseguir entender mais o outro, não me sinto tão ansiosa, sem contar as melhoras que obtive em relação à minha saúde. Indico a prática a todos que buscam o auto conhecimento, saúde, alegria e muita paz interior. Suwasthya 🙏”


“Sou Kátia Torres, 59 anos, tenho formação em administração, pratico yoga e pilates através do Programa Sesc Bem-Estar, que me foi indicado para problemas de dores na minha coluna e também para equilibro emocional, tenho tido um resultado muito positivo, estou muito satisfeita, pois minhas dores já não existem e estou com um equilíbrio emocional espetacular.”



“Sou Clívia Lobato Gantuss Almeida, 37 anos, advogada. Com a pandemia e o lockdown, a academia que eu frequentava fechou e tive que parar a atividade física. Em meio a tudo isso, eu e meu marido mudamos de Estado, por conta de trabalho, e aí fiquei sem fazer atividade física, porque aqui as academias ainda estão fechadas. ‘Passeando’ pelo Instagram vi uma publicação da professora Janaína Melo sobre o programa Sesc Bem Estar e como as aulas são online consigo fazê-las mesmo estando longe. A equipe que ministra as aulas é ótima e interage bastante tanto chamando para as aulas, no grupo do Whatsapp, quanto incentivando e ajustando posturas na hora da aula, uma vez que contamos com recurso de vídeo. As aulas de pilates e Yôga são as que mais frequento, por me proporcionarem inúmeros benefícios físico e mental, tais como: relaxamento, equilíbrio, concentração, autoconhecimento, sem no entanto ‘abrir mão’ do enrijecimento muscular.”

“Sou Joana Melo, tenho 47 anos, sou jornalista. Comecei a fazer yôga e pilates do programa Bem-estar do Sesc no início do mês de novembro. Apesar de já ter feito yoga, estava muito tempo sem praticar, e as aulas animadas da professora Janaína Melo me deram um novo gás para que eu ganhasse resistência física para prática dos exercícios. É muito bom ver os resultados em tão pouco tempo. Hoje, acordo e arrumo meu tapetinho na maior disposição. Fazia um tempo que não sentia essa alegria. Só tenho a agradecer à minha amiga Veruscka Brizart, quem me deu a dica do programa do Sesc. Se puderem, façam as aulas porque é tudo de bom”.


Como podemos ver nos depoimentos, as aulas online de yôga e pilates trazem muitos benefícios à saúde, não apenas física, mas também mental, fazendo o indivíduo trabalhar corpo e mente de forma adequada para suportar um contexto de pandemia que ainda impõe as mais diversas restrições, tanto de saúde como sociais e físicas, e que ainda não tem uma data certa para terminar. Mais que a

comodidade de serem realizadas em casa, as aulas do programa Sesc Bem Estar fazem com que o indivíduo fuja de aglomerações e prepare seu corpo para resistir a uma doença que afeta especialmente o sistema respiratório.


As aulas de pilates e yôga são realizadas pelo Sesc Pará, no Programa Sesc bem-Estar, através da plataforma ZOOM, "ao vivo" de segunda a sexta, no turno da manhã nos horários de 06h30, 08h e 12h, com a professora Janaína Melo. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sesc-pa.com.br/cursoonline-2 .


Professora Janaina Santana de Melo

Formação em Educação Física Especialista Em Fisioterapia, Atividade Física e Saúde

Instrutora de Pilates e yôga Mestranda em Ciências da Educação


SERVIÇO

Modalidades do programa

COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA – Estudo de movimentos para criação de sequência coreográfica - Teoria e prática.

BALLET FITNESS – modalidade que associa movimentos de balé clássico e exercícios físicos promovendo definição muscular, melhora da força, flexibilidade e equilíbrio. Utilizamos seu próprio peso corporal.

STILLETO – Dança trazida da Broadway, onde inserimos o salto alto como elemento característico da dança que une jazz dance e hip hop.

GAP – aula de ginástica com exercícios específicos para regiões dos glúteos, abdômen e perna.

FUNCIONAL TOTAL – aula com exercícios de treinamento funcional com trabalho do peso corporal.

RESPIRAÇÃO YOGA – aula de yoga com abordagem em PRANAYAMAS e MUDRÁS.

MAT PILATES – aula de pilates de solo utilizando o peso corporal.

LUDICIDANÇAS – Trabalho a partir da ludicidade através das brincadeiras aliando a dança. A partir de 05 anos.

JAZZ DANCE – Técnica do jazz moderno com estruturas de exercícios de barra e centro. Valores mensais do Programa do Sesc no Pará:

- Trabalhador do Comércio/Dependentes – R$ 15,00

- Conveniado – R$ 20,00

- Público em geral – R$ 25,00 As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sesc-pa.com.br/cursoonline-2 .

Informações: (91)91 98486-1498

Facebook: Sesc Pará

Instagram: @sesc_pa

Youtube: Sesc no Pará

Colaboração: Janaina Santana de Melo, graduada em Educação Física, especialista em Fisioterapia, Atividade Física e Saúde Nayara Ferraz , Graduada em Jornalismo DRT PA-1883

Fotos: Acervo Sesc no Pará e alunos do Programa Sesc Bem Estar

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