Atividade Física x COVID 19

Atualizado: Mai 28

27/05 Dia Mundial do Incentivo a realização de atividade física

Todos sabemos da importância da atividade física e do esporte em relação a saúde física e mental.

Recentemente, pesquisadores americanos da Universidade de Virgínia sugerindo que exercício físico pode impedir o desenvolvimento da SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda), caracterizada pela falta de ar, respiração rápida, tosse, fraqueza muscular e uma das piores complicações do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Mas, durante o período da pandemia do COVID-19, como devemos e podemos exercitar.

Primeiramente, devemos respeitar as normas locais das entidades governamentais. Ela está acima de qualquer instituição.

Estudos mostram que gotículas oriundas do sistema respiratório podem contaminar alguém lateralmente em até dois metros a frente ou atrás em até quatro metros.

Se a atividade for mais intensa (corrida ou ciclismo), o risco de contaminação sobe em até 20 metros de distância entre os praticantes, sem contar os cruzamentos dos mesmos em direção contrária.

Além do distanciamento, temos que tomar cuidados em relação a higienização dos ambientes. Superfícies em áreas em comum (elevador, corrimão) são considerados em potencial na transmissão viral.

O ideal é a prática de atividade física em casa, respeitando as normas de higienização das superfícies (uso de álcool em gel, desinfecção de colchonetes e equipamentos utilizados durante a atividade e evitar a prática em ruas e parques. Academia não é permitido.

Se não houver possibilidades de praticar exercícios em casa, opte por um horário onde o fluxo de pessoas é menor, sempre respeitando as normas de distanciamento e higiene (máscara é fundamental e deve ser trocada quando estiver totalmente umedecida, sugiro que leve sempre outra de reserva).

Em casos de qualquer sintomas respiratórios (falta de ar aos esforços, tosse persistente) ou febre, procure auxílio médico.

Dr. Flávio Freire CRM 6944 Médico do Esporte Membro da Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte Diretor Científico da Sociedade Paraense de Medicina do Esporte e Exercício Diretor Técnico do CAEEX (Centro de Avaliação do Esporte e Exercício) Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)


#atividadefísica#Covid19 #Belém_in_Forma #atividadeemcasa #movimente #práticadeesportes #esporteCovid19 #saúde #saúdefísica #saúdemental #DiaMundialdaAtividadeFísica #usemáscara #respiraçao #suor #corrida #ciclismo #BelémPa #Dr.FávioFreire #MédicodoEsporte #Medicinadoesporte #CAEEX #EsporteeExercício #alongamento #higenizaçao #práticadeesportenarua #caminhada #fiquememcasa #família #cuidadoscomasaúde



75 visualizações
Fale conosco:

Para falar conosco pelo Whatsapp click aqui!

Socialize conosco:
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Endereço: Trav. Dr. Enéas Pinheiro nº301A-Altos

Belém-Pá, cep.: 66083-156