Cerimônia de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito do Embaixador do Japão no Brasil


Fotos: Veruscka Brizart

Acesse galeria de fotos

Na noite de quinta-feira(07) o Embaixador do Japão no Brasil Sr.Satoru Sato esteve em Belém no Radisson Hotel em Cerimônia de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito.

A outorga de Honra ao Mérito concedido pelo Embaixador do Japão no Brasil tem por objetivo reconhecer e honrar as valiosas realizações de pessoas e entidades que contribuíram notavelmente para o cumprimento da missão da representação diplomática. Foram homenageadas 11 personalidades e 12 entidades. Dentre elas, estão aquelas que continuamente apoiam as atividades cotidianas da representação consular, relacionadas à promoção do mútuo entendimento e relação amistosa entre o Japão e o Brasil e à divulgação e difusão da cultura japonesa. Incluem-se também pessoas e entidades que contribuíram grandemente na ocasião da visita do Príncipe Akishino durante o Aniversário de 120 Anos de Relações Diplomáticas entre o Japão e o Brasil no ano retrasado.

Em nome da entidade homenageada, o presidente Associação de Kendô do Pará Sr. Fábio Carvalho, fez seu agradecimento "Nós sentimos honrados com a homenagem, agradecemos a Embaixada do Japão em especial o Sr. Satoru Sato pela presença em Belém e pela entrega do diploma a AKP. Há nove anos trabalhamos voluntariamente na preservação da cultura japonesa e dos princípios do Kendo na formação de cidadãos. A honraria se estende a todos os alunos, amigos, familiares e professores da nossa Associação"

HOMENAGEADOS E SUAS REALIZAÇÕES

Categoria Individual

1.Ana Catarina Peixoto de Brito (Diretora de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Pará) Desde que assumiu a Diretoria de Cultura da SECULT em 2011, seu apoio tem sido fundamental na realização de atividades culturais conjuntas e na divulgação de diversos eventos do Consulado do Japão, destacando-se especialmente as suas grandes contribuições na ocasião da Feira Pan Amazônica do Livro que homenageou os 120 Anos das Relações Diplomáticas e de Amizade entre o Japão e o Brasil e o Salão do Livro em Santarém, eventos de grande importância na difusão da cultura japonesa.

2.Carlos Fernandes Xavier (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) À frente da FAEPA, sempre apoiou as atividades que contribuÍram para o fortalemento da comunidade agrícola nipo-brasileira da região. Contribuiu grandemente para o sucesso das atividades comemorativas de 60, 70 e 80 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia. Atualmente, participa do plano de instalação de um Centro de Excelência em Pesquisa em Tomé-açu e do SENAR, em colaboração com a Associação de Tomé-açu.

3.Felipe Salgado (Presidente do Grupo Cultural Animazon) Grande difusor da cultura pop japonesa, é fundador do Grupo Cultural Animazon que promove anualmente o evento “Animazon no Taikai”, reunindo milhares de participantes entusiastas do anime, mangá e do cosplay da região. Contribuindo inúmeras vezes na divulgação das atividades do Consulado, no ano de 2015 participou da preparação e realização do “Concurso Miss Kawaii Pará” , uma das atividades comemorativas dos 120 Anos de Amizade entre Japão e o Brasil que logrou grande êxito.

4.Glória Boulhosa Caputo (Presidente da Fundação Amazônica de Música) Incansável na promoção do intercâmbio cultural internacional através das música, a Professora Glória tem contribuído sobremodo também para a promoção da amizade e mútuo entendimento nipo-brasileiro. Durante mais de 20 anos, a maioria das atividades culturais do Consulado relacionados à música, tem contado com o seu apoio. A Orquestra Jovem Vale Música que a sua Fundação desenvolve, atendendo crianças carentes, é reconhecido não somente no Pará mas também em todo o país.

5.Gunji Tanabe (ex-Presidente da Comissão Regional de Segurança de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá e ex-Presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Santa Izabel do Pará)É um dos precursores da comissão de segurança das regiões de Santa Izabel e Santo Antônio do Tauá. Mesmo nos dias atuais vem trabalhando junto com a polícia militar na solução dos problemas de invasões de terras na região. Entre 2012 e 2013 foi presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Santa Izabel do Pará e contribuiu de sobremaneira no fortalecimento interno da comunidade nipo-brasileira local.

6.Katsutoshi Watanabe Desde os anos 70 vem trabalhando junto com a JICA no estabelecimento de técnicas de processamento de frutas tropicais no município de Tomé-Açu. O seu esforço permitiu o desenvolvimento da indústria de produção de polpa de frutas congeladas na região amazônica, contribuindo de forma direta no desenvolvimento econômico da região.

7.Maria Lúcia Penedo (Diretora do Cerimonial da Governadoria do Estado do Pará) Além da sua atenção às atividades do Consulado no dia-a-dia, contribuiu na realização das atividades comemorativas dos 120 Anos de Amizade Japão e Brasil que foram elaboradas em cooperação com o Governo do Estado do Pará. Na ocasião da vinda de Suas Altezas o Príncipe e a Princesa Akishino a Belém, foi delegada a tarefa pelo Governador de coordenar os preparativos de boas vindas do Estado e sua articulação com diversas instituições na ocasião foram fundamentais para o sucesso da visita de Suas Altezas.

8.Patrícia Correia (Professora da Secretaria de Educação do Estado do Pará) Ex-bolsista do Governo do Japão, desde que retornou ao Brasil, tem desenvolvido nas escolas de rede pública aulas adaptadas às técnicas pedagógicas do sistema educacional japonês. Há muitos anos é membro da banca examinadora dos candidatos a bolsas de estudo no Japão. Destaca-se também a sua atividade de difusão da língua japonesa junto às escolas estaduais de ensino fundamental e médio.

9.Suzana Yoshie Namba (Presidente da Comissão Regional de Segurança de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá) Desde 2000, vem atuando junto com a polícia na prevenção da criminalidade na região de Santa Izabel e de Santo Antônio do Tauá, através da divulgação de informações e medidas de prevenção de crimes para a comunidade nipo-brasileira. Vem desenvolvendo também um trabalho voluntário de prevenção das drogas junto às crianças e jovens da região. Em novembro de 2013 promoveu o Fórum sobre Segurança Pública na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Santa Izabel com a participação do Secretário de Estado de Segurança Pública.

10.Yoichi Goto (Diretor da Comissão de Pró-Cidadania e Segurança da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu) Há quase quatro décadas, vem contribuindo no desenvolvimento das atividades de prevenção de crimes em Tomé-Açu e tem sido a pessoa chave nas relações institucionais entre a comunidade nipo-brasileira e a polícia local. Tem participado também como ouvidor sobre assuntos de segurança de outras comunidades nipo-brasileiras, o que lhe rendeu o grau de Cavaleiro da Ordem de Mérito Policial Coronel Fontoura da Polícia Militar do Estado do Pará.

11.Yukio Sasaki Entre 1985 a 2000, lecionou a língua japonesa como voluntário na escola de língua japonesa de Tomé-Açu e posteriormente foi diretor da referida escola até o ano de 2005 contribuindo assim no desenvolvimento e difusão do ensino da língua japonesa na região. Categoria Entidades e Associações

1.Associação de Karatê do Pará (Presidente: Sr. Pedro Yamaguchi) Não somente as técnicas do karatê, a Associação de Karatê do Pará vem trabalhando na difusão do espírito e da disciplina inerentes à cultura japonesa. Na atividade comemorativa dos 120 Anos de Amizade entre Japão e o Brasil participou efetivamente através da demonstração de lutas simuladas e katas do karatê o que contribuiu para engrandecer a atividade. A associação possui atualmente mais de 100 filiados e o seu presidente, Sr. Yamaguchi, tem contribuído efetivamente na divulgação do karatê-do tradicional adotando ainda inovações como o sistema de pontos nas lutas.

2.Associação de Kendô do Pará (Presidente: Sr. Fábio Carvalho) A Associação de Kendô do Pará foi fundada em 2008 e ao longo de 09 anos de história teve como os seus divulgadores os senhores Yamashina e Tsutsumi. Na atividade comemorativa dos 120 Anos de Amizade entre Japão e o Brasil realizada pela Associação Pan Amazônia Nipo-Brasileira em conjunto com a Beneficência Nipo-Brasileira da Amazônia esta associação participou efetivamente no evento com demonstrações de kendô contribuindo de forma expressiva na difusão da cultura japonesa. Atualmente a associação possui cerca de 60 atletas e está filiada à a Confederação Brasileira de Kendô (CBK) e vem realizando trabalhos de divulgação do kendô em outros estados como o Maranhão.

3.Associação de Koto de Belém (Presidente: Sra. Kuniko Maruoka) Única associação difusora da harpa japonesa “Koto” em Belém, desde a sua fundação em 1982 tem se apresentado incasavelmente em inúmeros eventos culturais promovidos pela comunidade nikkei da região, além de atividades comemorativas como os 120 Anos de Amizade Japão e Brasil e dos 85 Anos da Imigração Japonesa na Amazônia e na recepção de boas vindas de Suas Altezas príncipe e princesa Akishino entre outros, contribuindo sobremodo na divulgação da cultura japonesa na região.

4.Associação dos Críticos de Cinema do Pará (Presidente: Sr. Marco Antônio Moreira) Foi fundada em 1960 e tem como objetivo apresentar ao público diversas obras cinegráficas com diversas análises sob o ponto de vista técnico-artístico. Tem contribuído com o consulado na realização de diversas mostras do cinema japonês bem como auxiliando na divulgação da cultura popular japonesa junto ao público paraense, promovendo a compreensão da cultura japonesa no Estado.

5.Departamento de Polícia Federal – Superintendência Regional do Pará (Superintendente: Sr. Ualame Fialho Machado) A Superintendência Regional da Polícia Federal contribui com o Consulado do Japão há décadas acerca de assuntos relacionados ao setor consular. Em novembro de 2015, na ocasião da vinda de Suas Altezas o Príncipe e a Princesa Akishino, a participação de delegados e agentes na logística de segurança dos membros da família imperial foi crucial para o sucesso da referida visita.

6.Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Diretora-geral: Sra. Andrea Yarede de Oliveira Hass) Tendo uma longa relação de amizade com o consulado, exerceu um papel de destaque em novembro de 2015 na ocasião da visita de Suas Altezas o Príncipe e a Princesa Akishino onde participou efetivamente na comitiva de segurança de suas altezas através do controle do tráfego e cessão de agentes como batedores, o que permitiu o sucesso da missão.

7.Fundação Carlos Gomes (Superintendente: Sr. Paulo José Campos de Melo) A Fundação Carlos Gomes que completou 120 anos de existência em fevereiro de 2016 administra o Conservatório Musical Carlos Gomes, uma instituição estadual que tem promovido a difusão da música em todo o Estado do Pará como forma promoção de desenvolvimento social. Tem mantido longos anos de parceria com o Consulado do Japão na promoção de diversas atividades culturais, cooperando no intercâmbio entre artistas e músicos japoneses no Estado.

8.Grupo “Kodon” (Representante: Sra. Carla Oliveira) Foi constituído em 2004 e é o primeiro grupo de taiko formado na região amazônica. Todos os anos participa de eventos culturais como a Semana do Japão e cerimônias comemorativas. A sua atuação se extende também a outras localidades como Manaus e Santarém onde realiza apresentações e workshops. Junto com o consulado tem contribuído intensamente na divulgação da cultura japonesa na região. 9.INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Superintendência do Aeroporto de Belém (Superintendente: Sr. Fábio Luís de Araújo Rodrigues) A INFRAERO, através de sua superintendência do aeroporto internacional de Belém contribui por muitos anos com o consulado nas ocasiões da vinda de autoridades do governo japonês através de seu atendimento personalizado. Destaca-se a sua imprescindível contribuição na ocasião da vinda de Suas Altezas o Príncipe e a Princesa Akishino que permitiu a fluidez do processo de desembarque e embarque de Suas Altezas e comitiva.

10.Museu Paraense Emílio Goeldi (Diretor: Sr. Nilson Gabas Junior) Com 150 anos de existência, o Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição federal que desenvolve pesquisas na área de zoologia, biologia, antropologia, geologia e arqueologia na região amazônica com reconhecimento mundial. Já firmou parceria com a JICA. Recebeu em suas instalações a Sua Alteza o Príncipe Akishino em duas ocasiões, em 1988 e 2015, contribuindo de forma institucional com as atividades do governo japonês.

11.Polícia Militar do Estado do Pará (Comandante: Coronel Hilton Benigno) Por longos anos tem contribuído com o consulado através de orientações quanto aos cuidados para prevenção de crimes e também pelo atendimento da comunidade nikkei quanto aos assuntos de segurança pública. Em todas as ocasiões de uma visita de autoridades do governo japonês a Polícia Militar não tem medido esforços em atender o governo japonês através da cessão de veículos blindados e policiais para a segurança pessoal. 12.Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/Pará (Diretor-Superintendente: Sr. Fabrízio Guaglianone) O Sebrae/Pará realizou em 2000 o Projeto Dekassegui como forma de apoiar os dekasseguis a abrirem o seu próprio negócio. E em 2007 realizou o 3º. Seminário de Apoio aos Dekasseguis. São várias atividades com objetivo de apoiar o empreendorismo na comunidade nikkei. Em 2015, a sua participação nas atividades comemorativas dos 120 Anos de Amizade entre Japão e Brasil foi de fundamental importância no fortalecimento das relações entre o Japão e o estado do Pará.

#OutorgadoDiplomadeHonraaoMéritodoEmbaixad #EmbaixadordoJapão #SatoruSatoh #AnaCatarinaPeixotodeBrito #DiretoradeCulturadaSecretariadeCulturadoEs #CarlosFernandesXavier #PresidentedaFederaçãodaAgriculturaePecuária #GlóriaBoulhosaCaputo #PresidentedaFundaçãoAmazônicadeMúsica #GunjiTanabe #NipoBrasileira #AssociaçãoCulturalNipoBrasileira #KatsutoshiWatanabe #MariaLúciaPenedo #DiretoradoCerimonialdaGovernadoriadoEstadod #PatríciaCorreia #ProfessoradaSecretariadeEducaçãodoEstadodo #SuzanaYoshieNamba #PresidentedaComissãoRegionaldeSegurançadeSa #YoichiGoto #DiretordaComissãodePróCidadaniaeSegurançad #YukioSasaki #AssociaçãodeKaratêdoPará #PresidenteSrPedroYamaguchi #AssociaçãodeKendôdoPará #SrFábioCarvalho #AssociaçãodeKotodeBelém #PresidenteSraKunikoMaruoka #AssociaçãodosCríticosdeCinemadoParáPreside #DepartamentodePolíciaFederal #SuperintendênciaRegionaldoPará #SuperintendenteSrUalameFialhoMachado #DepartamentodeTrânsitodoEstadodoPará #DiretorageralSraAndreaYarededeOliveiraHas #FundaçãoCarlosGomes #SuperintendenteSrPauloJoséCamposdeMelo #GrupoKodon #CarlaOliveira #INFRAERO #EmpresaBrasileiradeInfraestruturaAeroportuária #SrFábioLuísdeAraújoRodrigues #MuseuParaenseEmílioGoeldi #DiretorSrNilsonGabasJunior #PolíciaMilitardoEstadodoPará #ComandanteCoronelHiltonBenigno #ServiçoBrasileirodeApoioàsMicroePequenasEm #DiretorSuperintendenteSrFabrízioGuaglianone

64 visualizações
Fale conosco:

Para falar conosco pelo Whatsapp click aqui!

Socialize conosco:
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Endereço: Trav. Dr. Enéas Pinheiro nº301A-Altos

Belém-Pá, cep.: 66083-156