Diga sim à vida!


Faça seu preventivo anualmente.

  • Câncer de Colo de Útero

O Câncer de Colo Uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. Este câncer é altamente prevalente na população feminina.

  • Agente Etiológico: O agente etiológico é o Papilomavírus Humano (HPV).

  • HPV: O HPV é um tipo de vírus bastante comum na população. A maioria das mulheres será exposta em algum momento da sua vida a este agente durante as relações sexuais, porém o próprio organismo tem a capacidade de eliminar o vírus em um período que varia de seis meses até dois anos, principalmente, em mulheres mais jovens, nas quais o sistema imunológico é mais resistente.

Existem cerca de 200 tipos de HPV. Destes, 14 apenas podem ocasionar lesões precursoras de câncer, como o Câncer de Colo de Útero. 70% dessas lesões são causadas pelos HPVs tipo 16 e 18, enquanto os HPVs tipo 6 e 11 causam apenas verrugas genitais. As lesões pré-cancerosas são denominadas de Neoplasias Intraepiteliais Cervicais (NIC). Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de cura.

  • Fatores de risco:

  1. Início sexual precoce

  2. Multiplicidade de parceiros sexuais

  3. Fumo

  4. Imunossupressão

  5. Desnutrição

  6. Uso de contraceptivos hormonais

  7. Baixo nível socioeconômico

  8. Infecção por Chlamydia trachomatis

  • Sinais e Sintomas: A mulher pode se queixar de dor contínua na região pélvica, dor durante o ato sexual, sangramento vaginal, dores nas costas, formigamento e inchaço nas pernas, bem como, trombose venosa das pernas (obstrução dos vasos sanguíneos). E com a progressão da doença, poderá apresentar urina com sangue, dificuldade para urinar, obstrução da bexiga, dificuldade para evacuar, fezes com sangue e obstrução dos intestinos.

  • Detecção Precoce: Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU) em mulheres que já iniciaram a vida sexual. Como complementação, em alguns casos, poderá ser indicado a colposcopia.

  • Prevenção: Uso de preservativo, Preventivo do Câncer do Colo de Útero e Vacina contra o HPV.

Neste mês de Março comemora-se a Campanha Março Lilás, cor que simboliza a igualdade e o símbolo da luta das mulheres no mundo todo, incluindo também, a campanha de prevenção e combate ao Câncer de Colo Uterino. Sendo assim, as comemorações do mês da Mulher não se restringem apenas ao 8 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, mas um mês inteiro de luta e reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade, suas necessidades, seus direitos e suas conquistas.

Parabenizamos à todas as mulheres que colocam sua sensibilidade e serviços em função da sociedade, alertando-as para que todas façam a prevenção e ajudem no combate ao Câncer de Colo do Útero.


Mulher, cuidar da sua saúde é um gesto de amor!

Érika Duarte Enfermeira Graduada pela UEPA

Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho pela FAMAZ Expert em Saúde da Mulher

#CâncerdeColodeÚtero #HPV #relaçõessexuais #mulher #preventivo #contraceptivos #VacinacontraoHPV #DiaInternacionaldaMulher #CampanhaMarçoLilás

122 visualizações
Fale conosco:

Para falar conosco pelo Whatsapp click aqui!

Socialize conosco:
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

Endereço: Trav. Dr. Enéas Pinheiro nº301A-Altos

Belém-Pá, cep.: 66083-156